Música e Infância – LEM/USP

Verde é maravilha

Posted on: 8 de dezembro de 2011

Desde a minha infância, sempre ouvi meu pai tocar violão, em particular uma canção que, até o início desse trabalho, era a “música do meu pai”. Busquei na memória se já havia escutado alguma vez com qualquer outra pessoa, mas com surpresa percebi que não. Conheci e aprendi a cantar essa música com meu pai em churrascos de família e em tardes de domingo sentados na varanda de casa no interior de São Paulo.

Pesquisei na internet e encontrei quem era o compositor e até uma gravação, mas estava muito diferente. Mesmo sendo a versão original, aquela não era a “música do meu pai”.

O compositor carioca Ruy Maurity, em parceria com José Jorge, gravou-a no LP “Em busca do Ouro” em 1973. O caráter de música caipira, o início da melodia em anacruse – “O verde é maravilha” (a versão do meu pai começa na cabeça do tempo – tético- “Verde é maravilha”), o ritmo das frases no refrão e principalmente uma parte da letra “Verde é maravilha, fruta de quitanda” (nós cantamos “fruta de pitanga”) são as maiores diferenças.

Conversando com meu pai sobre este trabalho, ele me contou que conheceu essa música por um grupo, formado por artistas de vários países da América Latina, chamado Tarancón. Ele tem uma fita cassete de um show ao vivo realizado em 1981 e lá encontrei a canção.

Assim, descobri a gravação que meu pai toca para minhas irmãs e para mim. Meu pai ainda brinca em cima do verso (“O galo canta no quintal”). Ele faz uma mudança no andamento, acelerando cada vez que retoma essa parte da música. O mais divertido é o clima de suspense que ele cria no último “Meu coração bate pilão” antes de retornar para o refrão cada vez mais acelerado.

Mariana Muchatte Trento

Anúncios

2 Respostas to "Verde é maravilha"

e as crianças “enlouqueciam” para acompanhar o ritmo cada vez mais frenetico da musica… bons tempos…

eu lembro da versão do Tarancon e da versao pai da Mariana. Lembro da festa das meninas. Lembrancas a titia..e viva a música

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: