Música e Infância – LEM/USP

“Cadê o toucinho que estava aqui?”

Posted on: 13 de dezembro de 2011

“Cadê o toucinho que estava aqui?”

Uma das memórias mais fortes da minha infância é de quando meu pai ia me buscar nas aulas de música e saia comigo pela escola cantando canções folclóricas ou fazendo esta brincadeira.

O jogo consiste de perguntas e respostas prontas.
Na primeira pergunta, meu pai pegava minha mão e e apontada para a palma dela. Conforme eu ia respondendo ele ia caminhando com seus dedos até me fazer cócegas.

“Cadê o toucinho que tava aqui?

O gato comeu.

Cadê o gato?

Foi pro mato.

Cadê o mata?

O fogo queimou.

Cadê o fogo?

A água apagou.

Cadê a água?

O boi bebeu.

Cadê o boi?

Foi carrear trigo pras galinhas?

Cadê o trigo?

A galinha espalhou.

Cadê a galinha?

Foi botar ovo?

Cadê o ovo?

O frade bebeu?

Cadê o padre?

Foi pra missa.

Onde é a missa?

É na igreja.

E o caminho da igreja é…”

Conversando com amigos, percebi que cada um tinha uma versão, o que mostra o quanto as brincadeiras orais são vivas.

Segue abaixo o link de algumas versões:


Denise Castilho de Oliveira

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

